segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Parlamentares-estudantes do CEJAL participaram ativamente da culminância do projeto PARLAMENTAR POR UM DIA em Aracaju

Foram meses de preparação para a culminância do Projeto Parlamentar por um Dia e os parlamentares-estudantes do CEJAL exerceram com brilhantismo o papel o qual lhes foi confiado pela nossa comunidade escolar.

Os parlamentares-estudantes participaram de oficinas sobre civismo e de elaboração de projetos de lei promovidos pela Escola do Legislativo, os quais foram apresentados no plenário da Assembléia Legislativa de Sergipe na condição de Parlamentar por um Dia.


Nos dias 11 e 12, a bancada do CEJAL esteve em Aracaju e participou de uma vasta programação que incluiu os ensaios para a atuação parlamentar no dia 12 (quinta) ,às 14 h no plenário da Assembléia Legislativa de Sergipe, além de aulas de Civismo, História de Sergipe, visita a Casa do Povo e City Tour pelos pontos turísticos e históricos da cidade de Aracaju como a Colina de Santo Antônio (antigo povoado de Aracaju), Antigo Farol no bairro Farolândia e a ponte Aracaju-Barra (a 2ª maior ponte do Nordeste).


No dia 12, às 14 horas, os parlamentares por um dia juntamente com as demais bancadas das escolas de Gracho Cardoso, Aracaju, Estância e Carmópolis, participaram da 6ª Sessão Plenária do Estudante, onde os alunos seguiram todos os trâmites de uma Sessão de verdade.


A nossa bancada defendeu o PL nº 02/2010 que dispõe sobre a Instalação de Circuito Interno de TV nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Sergipe, o qual foi aprovado por maioria dos votos (16 votos a favor, seis contra e duas abstenções). "Esse projeto foi pensado para promover a segurança nas escolas, diminuindo os índices de violência, elevar o nível educacional dos alunos, pois os mesmos se sentirão seguros no ambiente escolar, bem como proteger o patrimônio público", defendeu a deputada líder da bancada do CEJAL e 1ª Secretária da 6ª Sessão Plenária do Estudante, Elizabeth Feitoza.


Um dos destaques dessa Sessão foi a participação de um deputado-estudante deficiente auditivo, Julyanderson, do Colégio Estadual Manoel Alcino de Gracho Cardoso, fato que reforçou a ideia da inclusão social.


Estiveram dando apoio aos deputados-estudantes as delegações da referidas escolas, destacando a delegação do CEJAL, orientada pela guerreira coordenadora Tia Bel, pela nossa querida diretora Tereza Cariri e pelo professor Miguel Menezes, além de diversas autoridades e da imprensa. "Esperamos que os participantes dessa grande experiência possam fazer a diferença dentro do convívio social", reforça o profº Agnaldo.


Além das homenagens aos deputados-estudantes, o Senhor presidente da 6ª Sessão Plenária do Estudante, o deputado-estudante Erick Sandro do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela de Aracaju, sorteou 3 nomes (dois alunos e um professor co-coordenador) para participarem de uma visita orientada às dependências do Congresso Nacional em Brasília. Nessa feita, o CEJAL ficou com duas vagas, sendo uma para o deputado-estudante Vinicius Santos e outra para o professor co-coordenador Agnaldo dos Santos Silva.


Aproveitamos para agradecer a todos os envolvidos no Projeto Parlamentar por um Dia, à comunidade CEJAL e em especial ao professor Heriberto de Souza que não mediu esforços para orientar a todos na execução do referido projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário