terça-feira, 25 de agosto de 2009

FANZINE no CEJAL

Fanzine é uma abreviação de fanatic magazine, mais propriamente da aglutinação da última sílaba da palavra magazine (revista) com a sílaba inicial de fanatic. Fanzine é, portanto, uma revista editada por um fan (fã, em português). Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor (faneditor). Engloba todo o tipo de temas, com especial incidência em histórias em quadrinhos (banda desenhada), ficção científica, poesia, música, feminismo, vegetarianismo, veganismo, cinema, jogos de computador e vídeo-games, em padrões experimentais.

No Brasil o termo fanzine é genérico para toda produção independente. A produção de fanzines no Brasil dos últimos anos vem crescendo e tem características de reação dos artistas e público ao descaso das editoras de quadrinhos com relação a produção nacional. Neste caso, os fanzines brasileiros possuem valor cultural e serão incorporados à história dos quadrinhos brasileiros por ser uma produção expressiva de quadrinhos no país diante da pequena produção editorial no início deste século.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fanzine

O FANZINE foi aplicado pelo professor Agnaldo nas aulas de Sociologia, Filosofia, História, Geografia e Sociedade e Cultura nas turmas de 5ª ao 3º ano do CEJAL. O procedimento foi o seguinte: equipes foram formadas e cada grupo ficou imcumbido de tratar de um tema dentro das referidas disciplinas e publicá-lo nos fanzines. Os demais espaços da revista foram preenchidos com temas livres.

“Não abusei nesse primeiro momento para que a adesão fosse maciça, por isso deixei livre a abordagem de outras temáticas além das aplicadas em cada disciplina. Os alunos gostaram da atividade e o resultado foi satisfatório. Quem sabe não renasce o CEJALZINE?" – salientou o prof. Agnaldo.

São práticas pedagógicas como essa que dinamizam as aulas e asseguram um aprendizado mais eficaz.

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